Designboom - Weblog

sábado, 27 de setembro de 2008

Força ***

Para ser grande, sê inteiro: nada

Teu exagera ou exclui.

Sê todo em cada coisa. Põe quanto és

No mínimo que fazes.

Assim em cada lago a lua toda

Brilha, porque alta vive.

Ricardo Reis

quinta-feira, 25 de setembro de 2008

quarta-feira, 24 de setembro de 2008

Palavras sábias...

'Na minha próxima vida quero vivê-la de trás para a frente. Começar morto para despachar logo esse assunto. Depois acordar num lar de idosos e sentir-me melhor a cada dia que passa. Ser expulso porque estou demasiado saudável, ir receber a pensão e começar a trabalhar, receber logo um relógio de ouro no primeiro dia. Trabalhar 40 anos até ser novo o suficiente para gozar a reforma. Divertir-me, embebedar-me e ser de uma forma geral promíscuo, e depois estar pronto para o liceu. Em seguida a primária, fica-se criança e brinca-se. Não temos responsabilidades e ficamos um bébé até nascermos. Por fim, passamos 9 meses a flutuar num spa de luxo com aquecimento central, serviço de quartos à descrição e um quarto maior de dia para dia e depois Voila! Acaba com um orgasmo! I rest my case.'
By someone wise...

DaDaLight - desenhar a luz


Clicar em imagem para melhor visualização

o Design para mim

Este é o meu primeiro texto como "blogger" neste meu cantinho. É apenas um excerto da minha monografia de Licenciatura em Design de Equipamento. É - me especial...por várias razões: porque terminei uma fase da minha vida (tanto académica, como pessoal...) e porque mostra no pouco que aqui coloco, o que para mim é o Design, seja ele qual for...

Espero que gostem..


Na vida temos invariavelmente de escolher que caminhos seguir. Somos constantemente forçados a seguir pela esquerda ou direita, ir em frente ou voltar atrás. Mas devemos sempre seguir em frente. Quando falo em voltar atrás, neste caso, quero dizer voltar a fazer, agora melhor e correctamente. Porque se o fizermos é porque assumimos que algo não estava bem, não foi bem aceite ou não agradou a nós nem a ninguém. Então, reunimos na nossa cabeça todo o conhecimento adquirido no mundo e em nós, na nossa memória, no bom e no mau (com os erros aprendemos, depois de bem analisados e ponderados) e fazemos tudo de novo. E se errarmos mais uma vez, voltamos a fazer…Mas sempre seguir em frente.

No paralelo com a música eu vejo design, assim como a vida, música também é design. Para mim e, muito pessoalmente o design está em todos nós. Apenas alguns não sabem tirar partido do mesmo ou não tiveram o conhecimento próprio, metodológico e académico como nós, futuros designers. O bom design é como uma bela melodia com uma letra simples, directa, incisiva e muito fabulosa que diz e torna tudo “visível”. Que facilmente entra nos nossos ouvidos e nos nossos corações. Não é necessário pesquisar num dicionário ou enciclopédia aquilo que essa música quer transmitir, a mensagem que quer passar, o seu próprio design. É intuitiva. Por vezes, só a melodia é aceite instantaneamente e, a partir daí, essa melodia passa a fazer parte de nós, sem sabemos muito bem porquê ou não. O facto, para mim, é que o bom design deve ser assim… muito fácil de entrar na nossa mente, de forma automática, sem necessidade de explicações ou novos conhecimentos. Dependendo da sua utilização e aplicação, tal como a música, com diferentes estilos e vertentes: relaxar, descontrair, “curtir”, dançar e outras para prestar atenção.

O design tem de ser música para os nossos ouvidos. Tem de ser como a vida: olhar para trás e analisarmos o que fizemos de errado e refazer, caminhar em frente e não voltar a fazer o mesmo mas sim, fazermos sempre melhor e melhorando a nossa vida, simplificando-a, tornando-a mais fácil e intuitiva, de forma a todos nós podermos usufruir de tudo da melhor maneira possível sem esquecer o nosso lindo planeta e tudo o que nos rodeia e nós que habitamos nele.

Para termos um bom mundo, temos de amá-lo, para termos boa música, temos de amá-la… para termos um bom design… temos de amá-lo também.

Amem e teremos bom design para todos…

terça-feira, 23 de setembro de 2008

Puff(le)s v.2 - Ecodesign


Clicar imagem para melhor visualização

Ceramic Corner - Design de Interiores



Clicar imagem para melhor entendimento.
( Textos descritivos em Português e Inglês )

Paradox - Concurso CERUTIL Design Challenge (menção honrosa)



Clicar imagem para melhor entendimento.
( Textos descritivos em Português e Inglês )

Alzhi Wallet - trabalho de Design Inclusivo


Clicar imagem para melhor entendimento.
(textos descritivos em Português e Inglês)

Square Cube - novo conceito



Clicar imagem para melhor entendimento.
( Textos descritivos em Português e Inglês )

Coffee Cube - Design Industrial


Clicar imagem para melhor entendimento.
( Textos descritivos em Português e Inglês )

Essence - Concurso Bombay Sapphire 2007



Clicar imagem para melhor entendimento.
( Textos descritivos em Português e Inglês )

One8Pa(r)k - Design Urbano / EcoDesign



Clicar imagem para melhor entendimento.
( Textos descritivos em Português e Inglês )